Entrevista ao programa Lugar à Cultura

Olá amigos,

Aproveitem e vejam a minha entrevista ao programa Lugar à Cultura do passado dia 24 de Fevereiro na RTV.

Espero que gostem! ;-)

E não deixem de consultar o meu novo BLOG: www.AnaTaboada.wordpress.com

Obrigada!

Ana Taboada

www.AnaTaboada.com

Thursday, October 25, 2007

Lu Jong

Expressão tibetana que significa, literalmente, treino (Jong) do corpo (Lu), ou movimento do corpo.
Há milhares de anos atrás, os eremitas, que viviam em remotos lugares nas montanhas, longe de qualquer ajuda médica, sentiram necessidade, de criar técnicas de auto-tratamento, que os ajudassem a equilibrar todo o corpo, trabalhando os vários meridianos, os vários órgãos e os vários membros. Assim, com base nos ensinamentos da Medicina Tradicional Tibetana, que eles possuíam, desenvolveu-se o Lu Jong. Conservado e transmitido nos numerosos mosteiros budistas como uma técnica secreta tântrica da tradição Vajrayana que se ensinava e praticava entre os monges budistas.
Pensa-se, portanto, que suas origens são anteriores ao Yoga e ao Chi-Kung, na tradição Bon (religião xamane indígena do Tibete).

Lu Jong e Medicina Tibetana

O Lu Jong é um dos tratamentos da Medicina Tibetana que trabalha directamente com as energias e os canais no nosso corpo. É uma série completa de movimentos que actuam sobre os diferentes meridianos, zonas reflexas, órgãos específicos e partes do corpo através do movimento e da acupressão.
Trata-se de um movimento contínuo, suave e fluido que evita a tensão dos movimentos bruscos; regulado pela respiração e coordenado pela consciência corporal que se vai desenvolvendo e que está presente em todo momento até que o corpo e a mente se sintam integrados, dançando corpo e energia unidos num único movimento de cura.

Benefícios da Prática:

- Equilibra a mente e reforça a energia vital
- Ajuda a conseguir uma maior força física
- Incrementa o calor corporal
- Aumenta a esperança de vida
- Proporciona um estado de paz e clareza mental – como movimento integrador e como uma meditação em acção
- Para alem dos benefícios específicos dos movimentos que actuam sobre as diferentes partes do corpo, melhora a condição dos sintomas das doenças, tais como: artroses, reumatismo, problemas musculares e articulares, etc, e dos sintomas relativos aos diferentes órgãos; dores de cabeça, asma, depressão, problemas digestivos, de retenção de líquidos, resfriados, etc.

1 comment:

rui sousa said...

muito bom!